Veja se o exame  que você procura está aqui.

  • PROCEDIMENTOS ORTOPEDICOS
  • PROCEDIMENTOS DERMATOLOGICOS
  • EXAMES OFTAMOLOGICOS
  • EXAMES UROLOGICOS

 

Exames:

ECG convencional
Esse exame é fundamental na detecção de doenças do coração. É realizado com o paciente deitado e requer a conexão de eletrodos no peito, braços e pernas.

 

Ultrassonografia e Ecografia

Correspondem ao mesmo tipo de exame, não existindo portanto qualquer diferença em se chamar de uma ou outra forma. Neste tipo de exame, o aparelho produz ondas sonoras que vão penetrar a pele e refletir sobre as estruturas de dentro do corpo do paciente formando ecos e, assim, montando as imagens para o estudo médico.

Mapa

É a sigla para Monitoração Ambulatorial da Pressão Arterial, e consiste no exame de escolha para o diagnóstico da hipertensão arterial. Como o próprio nome sugere, o paciente fica monitorado durante 24 horas seguidas durante as quais são realizadas aferições da sua pressão arterial em períodos pré-definidos, enquanto o paciente tenta levar uma vida normal. Os valores e variações dos resultados obtidos são armazenados em um pequeno dispositivo e definem se um paciente tem ou não hipertensão arterial e a sua gravidade. Apresenta no entanto alguns inconvenientes, tais como um pequeno monitor pendurado na cintura durante 24 hrs, bem como aferições noturnas da PA, o que causa um certo desconforto ao sono, mas em geral é um exame bem aceito pelos pacientes e muito simples de ser realizado.

Holter
O holter 24hrs é um exame muito importante solicitado, principalmente, pelos cardiologistas. É solicitado, para avaliações de arritmias cardíacas. Consiste, basicamente, em um monitoramento contínuo da atividade cardíaca pelo período de uma dia, ou seja,  é um exame de eletrocardiograma que é feito continuamente por 24hrs e cujos dados são armazenados em um pequeno dispositivo eletrônico que permite a avaliação do ritmo e frequência cardíaca do paciente, dentre outras variáveis,  pelo médico cardiologista ao longo do período de um dia inteiro.

Videolaringologia
Exame realizado pelo otorrinolaringologista, permite a avaliação da laringe e cordas vocais através de uma câmera introduzida pela boca. É um procedimento rápido e seguro, sendo as imagens e sons do exame gravados em DVD. É muito solicitado como exame para admissão em concursos.

Espirometria
A espirometria, também conhecida como prova do sopro ou prova de função respiratória, significa literalmente “medida da respiração”. O de espirometria é um dos mais comumente pedidos em pneumologia, sendo de extrema importância no diagnóstico de doenças como asma, enfisema, doença pulmonar obstrutiva crônica, dentre outras. A espirometria é o exame de escolha para avaliação da função pulmonar dos pacientes.

Audiometria

A audiometria (do latim audire: escutar e metria: medida) é um exame, geralmente solicitado pelo médico otorrinolaringologista, que avalia a acuidade auditiva, ou seja avalia a audição do paciente através de testes sonoros que medem a percepção (audição) das diversas variações na intensidade e tom do som, além de avaliar o entendimento da fala. O exame de audiometria deve ser realizado, única e exclusivamente, por fonoaudiólogos.

Bioimpedância

Esse exame fornece ao paciente dados como água corporal total (ACT) em kg e percentual, água ideal, massa magra corporal em kg e percentual, gordura corporal em kg e percentual, gordura ideal, peso ideal, gasto energético basal (GEB) e gasto energético total(GET)